Grand Line

 

A Grand Line ou Grande Rota é um mar que segue uma linha imaginária, dividindo o mundo ao meio, se fosse real estaria localizada na linha do Equador. No universo de One Piece ela é cortada pela Red Line ou Linha Vermelha, que é equivalente ao Meridiano de Greenwich. Por serem perpendiculares, dividem o mundo em 4 partes, cujos mares representam cada uma das direções, sendo eles o North Blue, South Blue, East Blue e West Blue.

Map

A Grand Line é conhecida por possuir águas assustadoras e tenebrosas, atraindo piratas de todo mundo que buscam fama, poder e riquezas. Por ter entregue a morte milhares de sonhos é também conhecida como cemitério dos piratas. Sual última ilha, Raftel, nunca foi explorada por outro além de Gol D. Roger, sendo portanto o lugar mais provável de estar escondido o One Piece. O All Blue também pode estar situado em seus arredores.

Calm Belt

Duas faixas do oceano que cruzam o mar e envolvem a Grand Line. Suas águas permanecem calmas, praticamente não havendo ondas ou ventos o que torna uma armadilha para navios dependentes de ventos para navegar. Porém apesar de tranquilas as águas do Calm Belt estão habitadas pelos mais ferozes Reis do mar, extraordináriamente grandes, o que faz dele um rumo a ser evitado. O Dr. Vegapunk, no entanto, desenvolveu o casco dos navios da marinha feito com Kairouseki, a pedra que emite a energia do mar, permitindo assim que passem despercebidos entre os Reis do Mar, mesmo no Calm Belt.

One-Piece-Img_24-e1357513353890

Acesso, Clima e Navegação

Todos os quatro oceanos tem acesso a Grand Line por meio da Reverse Mountain, localizada na Red Line, como releva o próprio nome, a correnteza sobe a montanha por meio de quatro fendas e desce por meio de uma, saindo diretamente nos Cabos Gêmeos. Apenas a marinha consegue adentrar a Grand Line por meio do Calm Belt.

O Clima é instável e completamente maluco, pode chover, fazer calor e nevar, tudo no mesmo dia, sendo um processo natural. Chega a estabilizar de acordo com a proximidade de uma ilha. As ilhas da Grand Line se dividem em quatro tipos: Inverno, Primavera, Outono e Verão. Como cada ilha tem 4 estações próprias isso dá um total de 16 estações diferentes ao redor da Grand Line.

A navegação na Grand Line é ilógica. Correntes estranhas aparecem a todo momento além de levar em conta que bússolas não funcionam. O instrumento usado para se localizar é chamado Log Pose, que grava correntes magnéticas emitidas pelas ilhas para se poder navegar. O Log Pose se adapta à outras ilhas e assim os piratas podem velejar pela Grand Line, seguindo de ilha em ilha. Essa adaptação pode levar minutos, horas ou até mesmo um ano inteiro. Porém isso pode ser resolvido com um Eternal Pose, um Log Pose que aponta sempre para a mesma ilha, que se torna inútil após a chegada ao destino.

LogPose

Partindo dos cabos gêmeos se escolhe a trajetória que será feita pela Grand Line, com base na sequência de ilhas. O caminho traçado por Gol D. Roger nunca foi refeito, porém Monkey D. Luffy está refazendo este caminho, passando pelas mesmas ilhas, incluindo Skypea, a ilha do céu, considerada por muitos como mera lenda.

Ao chegarem na metade da Grand Line, os aventureiros se deparam novamente com a Red Line, onde devem passar pela ilha dos tritões, um local a 10.000 metros abaixo do mar, para chegar na segunda metade da Grand Line, um lugar onde apenas grandes piratas como os Yonkou chegaram e onde ocorre a disputa definitiva para o cargo de Rei dos Piratas. O nome Novo Mundo define a diferença com a metade anterior mostrando o quão perigosa ela pode ser.

GrandLineRoute

 

Comentários